Sindicato dos trabalhadores na indústria da construção e do mobiliário da região norte do Estado de Mato Grosso
MT se prepara para debate nacional sobre o tema
22 de Setembro, 2015 - 10:24

Lideranças de sindicatos laborais da construção de Mato Grosso estarão reunidas na próxima quarta-feira (23), às 14 h., em Cuiabá, com representantes da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, para discutir as demandas de segurança e saúde no trabalho do setor e a realização de um Fórum Regional sobre o tema, no mês de dezembro, em Cuiabá.

O Fórum Regional será preparatório para o Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CMATIC), que acontece de 12 a 15 de abril de 2016, em Brasília (DF). O evento é promovido pelo Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CPN), em parceria com a Fundacentro, MTE e entidades representativas de trabalhadores e empregadores.

No Fórum Regional serão abordados pelo menos dois dos seguintes temas: Máquinas e Equipamentos; Proteções Coletivas e Eletricidade, tratando das demandas locais referentes a estes itens, que serão encaminhadas para discussão nacional.

Em Mato Grosso, o Fórum será realizado em Cuiabá, com a presença de representantes de sindicatos laborais e patronais do setor, órgãos de fiscalização, governos e sindicatos patronais.  A organização local está sendo feita pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT) e sindicatos filiados; Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e parceiros.

Acidentes

De acordo com dados do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior doTrabalho (TST), ocorreram 711.164 acidentes, com 2.884 mortes no Brasil em 2011. Entre os anos de 2010 e 2012, foram 3.257 acidentes típicos e 610 de trajeto.

Em Mato Grosso, em 2013, houve 1.903 acidentes causadores de incapacidade temporária, dos quais 1.337 obtiveram recuperação; 237 geraram incapacidade parcial e 167 acabaram em morte

Entre os setores da mais atingidos está o da construção civil, que lidera o ranking de acidentes fatais no país.  De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, em 2010 foram 54.664 ocorrências, das quais 36.379 são "acidentes típicos", como quedas em altura e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.

SERVIÇO

EVENTO: Reunião entre lideranças sindicais laborais e a Fundacentro (Ministério do Trabalho e Emprego) para discutir demandas em segurança na construção

HORÁRIO: 14 h

LOCAL: sede do Sindicato dos Trabalhadores Construção Pesada e Afins do Estado de Mato Grosso (SINTECOMP) - Endereço: Rua Prof Feliciano Galdino, 320 - Porto, Cuiabá/Telefone:(65) 3622-175

MAIS INFORMAÇÕES: 9982 1730 – Ronei de Lima (presidente da FETIEMT)

Agência de Comunicação Popular - ACP

Jornalista responsável:



Preencha os dados abaixo e receba nossos newsletters
SITICOM RN / MT

Telefone / Fax
(66) 3531-3483

Av. das Itaúbas, 3020
Centro - Sinop / MT